PARIS (Reuters) - A tenista número dois do mundo, Maria Sharapova , avançou para as semifinais de Roland Garros pela primeira vez na carreira após derrotar a compatriota russa Anna Chakvetadze por 6-3 e 6-4, nesta terça-feira.
Sharapova, segunda cabeça-de-chave do Aberto da França mas que nunca tinha ido além das quartas-de-final em quatro participações anteriores, precisou de apenas 78 minutos para vencer a adversária de 20 anos.
A outra semifinal do Grand Slam francês será disputada entre a belga Justine Henin Hardenne e a sérvia Jelena Jankovic, que venceram respectivamente Serena Williams e Nicole Vaidisova.
Henin-Hardenne não se distraiu pelas lembranças do vitorioso encontro com a norte-americana Serena há quatro anos e completou 31 sets seguidos com vitória em Roland Garros ao derrotar a rival por 6-4 e 6-3.
Na última vez que as duas se enfrentaram em Paris, na semifinal de 2003, a então campeã Serena saiu de quadra ainda tonta pela exibição de gala da belga.
Chakvetadze, que também perdeu para Sharapova nas quartas-de-final do Aberto da Austrália deste ano, mandou para longe um backhand logo no primeiro match point.
A ex-campeã de Wimbledon Sharapova, que sente-se mais confortável em quadras rápidas do que no saibro, enfrentará a sérvia Ana Ivanovic na disputa por uma vaga na decisão.
"Eu estava me movimentando muito bem hoje e consegui defender as bolas dela", disse a russa, que não conquistou nenhum título este ano.
"Isso foi o ponto principal do jogo. Eu estava simplesmente devolvendo bem. Estou feliz por estar na semifinal pela primeira vez aqui em Paris."