Ouro no Pan-Americano, João Derly assegurou o bicampeonato mundial ao derrotar o cubano Yordanis ArencÃbia, neste sábado, na final do peso leve do Mundial de judô do Rio de Janeiro. No Cairo, em 2005, o judoca havia conquistado a primeira medalha dourada do Brasil em mundiais.
Em uma luta bastante disputada, Derly e ArencÃbia foram penalisados com dois shidos no tempo normal e o confronto foi para a prorrogação. Com inteligência, o brasileiro soube conter as tentativas de golpe do adversário.
Depois de a arbitragem aplicar um shido para os dois judocas, Derly conseguiu vencer a luta com um koka e assegurar a medalha de ouro, a terceira do Brasil neste Mundial. Com a vitória, o brasileiro também assegurou a sua classificação para os Jogos OlÃmpicos de Pequim, em 2008.
Na última sexta-feira, Tiago Camilo conquistou a medalha de ouro da categoria meio-médio. Um dia antes, Leandro Correa se consagrou campeão mundial dos meio-pesados e João Gabriel Schlittler (pesados) foi bronze.
Com essas medalhas, o Brasil chega a sua melhor campanha na história dos Mundiais. "A gente treina pra isso, se dedica tanto, e quando você conquista um tÃtulo você pensa em tudo o que você passou", disse Derly, à Sportv.
"O momento é de agradecer a Deus por ter conquistado tudo isso e ser bicampeão mundial. Ano passado eu passei por uma cirurgia e fiquei com dúvidas. Nesse ano eu lutei bem na Europa e no Pan-Americano, e isso me deu confiança", completou.
"Minha famÃlia é fundamental em todas as minhas vitórias", afirmou Derly, que não segurou a emoção com a conquista. "Nosso PaÃs tem muitas dificuldades em algumas coisas, mas mesmo assim a gente segue alegrando nosso povo", encerrou.
- Participe Da Nossa Comunidade No Orkut
- Receba Nossas noticias no seu email
- Participe Do Nosso Chat:
- Seja Nosso redator